
Acima: Entrada do Ashram de Sai Baba em Puttaparthy.
Ola pessoal!!!
Desculpe a demora para fazer novas postagem, mas e que a programacao esta bem puxada e nao e tao facil conseguir um acesso a internet.
Aproveito o momento para mandar um abraco a todos que estao acompanhando o blog e especialmente para os companheiros de Rotary Club e Rotaract.
Apos a ultima postagem fomos jantar na casa de Ram (o lider do time indiano que vai para o Brasil), sua esposa fez um jantar especial com arroz, batata, cenoura, vagem pepino e frango. Tudo, diga-se de passagem, sem pimenta. E o peixe quem fez foi nosso lider, Bob, que assumiu o controle da cozinha e fez um delicioso peixe frito. A janta foi sensacional, depois de 15 dias comemos algo com o gostinho do Brasil.
Comecamos a semana visitando um projeto social liderado pelo Sr. Vicent Ferrer e patrocinado pelo Governo Espanhol. Visitamos um hospital para pacientes com HIV positivo, tanto adultos como criancas; uma faculdade de enfermagem e tambem um hospital, o melhor que vimos ate agora na India, tudo muito limpo e organizado, este atende cerca de mil pessoas por dia e conta inclusive com um banco de sangue. Em seguida visitamos uma escolas para meninas com deficiencia visual, elas vivem no alojamento da escola e tem aulas durante o dia, foi muito emocionante esta visita, pois fomos homenageados por um coral composto por estas meninas cantando em espanhol.
No segundo dia viajamos 3 horas para Puttaparthi para conhecer o Sathya Sai Baba. Este homem tem 84 anos e tem milhoes de devotos em todo o mundo. Ele prega a igualdade entre todas as pessoas e religioes. E uma especia de profeta de todas as crencas e segundo o pessoal ele e capaz de realizar varios milagres. O mais importate e que com o dinheiro das doacoes que recebe ele construiu um hospital em Bangalore onde atende somente cirurgias cardiacas e neurologicas, um hospital em Puttaparthi que atende todas as especialidades, varios colegios, ginasios de esportes, uma universidade e ainda tem varios programas de agricultura sustentavel para os indianos de baixa renda entre outras coisas. E simplesmente incrivel o trablaho deste homem. Vistamos os 2 hospitais e o Ashram onde os devotos ficam hospedados, pra voces terem ideia do tamanho disto tudo, cabem cerca de 7 mil pessoas nos quartos.
Eram quase cinco horas da tarde quando o Sai Baba entrou no grande salao com cerca de 4 mil pessoas, enquanto todos cantam uma especie de mantra, ele passa por entre os corredores conduzido por uma cadeira de rodas. 'E um momento de grande emocao. Ele passou a cerca de um metro do nosso grupo.
Na quarta fomos ver a maior figueira do mundo a 3 horas de distancia de Anantapur, na volta fizemos nossa apresentacao para os 3 clubes da cidade de Dhamavaram.
Na quinta fizemos nossas vistias vocacionais. Fui para uma Faculdade de Farmacia e uma pequena industria de medicamentos. O marco visitou 3 clinicas odontologicas, a Deise visitou 2 clinicas de fisioteraia, a Andrea algumas obras e o Bob uma fazenda de criacao de camaroes.
A noite fizemos nossa apresentacao ao ar livre para cerca de 30 pessoas.
Hoje, sexta-feira, viajamos cerca de 6 horas para realizar o trajeto de Anatapur at'e Bellary. Chegamos as 3:30 da tarde almocamos em um hotel, com uma comida super apimentada, mesmo sendo preparada exclusivametne para nos.
Depois de passar rapidamente pelos acontecimentos da semana, vou colocar alguams curiosidades.
Curisidades:
- Quando eles estao convesando com alguem eles ficam balancando a cabeca de um lado para o outro como se nao estivessem concordando, mas e um balancar diferente que significa que esta escutando e concordando. Foi bem estranho no comeco, pois eles diziam estar concordando mas balancavam a cabeca como se nao estivessem concordando.
- Quando eles tomam alguma coisa como agua da garrafa, ou em um copo, eles nao encostam a boca na garrafa ou no copo, derramam a agua pra dentro da boca.
- Raramente se toma agua ou refrigerante gelado, provavelmente devido a dificuldade de refrigerar as bebidas, em varias casas que ficamos nao tinha geladeira.
- Banheiros: Em todo o lugar e nas casas mais antigas teem aqueles buracos no ch'ao (Em algumas casas novas tambem), nao se usa papel higienico, sempre do lado tem uma torneirinha e uma canequinha, vc pega a agua e se lava. Em varias casas que fomos nao tinha papel higienico, para isto sempre temos em nossa bolso um rolo ou guardanapos de papel que pegamos em restaurantes!!!!!
-A maioria dos banheiros tambem nao tem chuveiro, apenas uma torneira com um balde e um caneco, e assim que eles tomam banho, alguns deles nao tem agua quente.
- Em geral eles nao tomam banho a noite, mas sim de manha antes de rezar.
- Na ultima casa nao tinha pia no banheiro, nesta que estou agora nao tem espelho nem papel higienico, so canequinha.
- O horario das aulas e das 9:00 as 16:30 horas, de segunda a SABADO.
- O horario do comercio, em geral, e das 8:30 as 9:30 de segunda a sabado, alguns abrem no domingo.
-Sempre tem muita gente na rua, quando eu digo muita, significa o mesmo que o dia 24 de dezembro ai no Brasil, e o mais importante a qualquer horario do dia.
- Pontualidade definitivamente nao e o forte dos indianos, se tem uma reuniao marcada para as 9:00 horas provavelmente ira comecar somente as 10:40.
- Celulares: Todos os celulares nao param de tocar, sempre com as musicas (indianas 'e claro) no ultimo volume. Nao desligam o celular. Seja la onde estiverem, sempre se toca um celular atras do outro e eles atendem tranquiliamente, seja em uma reuniao do Rotary, seja em uma reuniao de negocios, o que for, eles atenedem e comecam a conversar, atrapalhando tudo, diga-se de passagem.
- Somente a comida e preparada na cozinha e apos as refeicoes a louca suja e lavada fora de casa.
-A comida aqui e super apimentada, a unica coisa que alivia a queimacao na boca e o iogurte (coalhada), que eles chama de Curd. E incrivel como alivia a sensacao de fogo na boca. Ja experimentei!!!!!!!!!
-Por aqui sempre acaba a luz, pelo menos umas 3 vezes por dia, nas casas eles tem nobrake (em geral duas baterias de caminhao atras da porta).
Por enquanto e isto pesoal, nao esquecam de deixar recados.
Abraco a todos.
Giovane, Robert, Marcos, Deise e Andrea.
Hahahaha estou com pena de vcs, canequinha é fogo hein!!! Sacanagem. Acho bom vocês fazerem um estoque mesmo de guardanapo e papel higienico dos hoteis, é melhor garantir :)
ResponderExcluirQue exemplo do Sr que vcs comentaram hein e o hospital da foto é lindo.
Bom divirta-se e até a próxima postagem.
Parabéns pelo blog Giovani. Você escreve muito gostoso. Tenho acompanhado todas as notícias.
ResponderExcluirE aí Andrea? Você fica muito bem nos saris. Legal a visita ao hospital hein!!! e conhecer o Sai Baba então! Deve ter sido emocionante.
Uma sugestão: peçam ao Bob para cozinhar para o grupo e para os anfitriões pelo menos uma vez em cada cidade. Bom para vocês e tbem para eles.
Muito legal as fotos e principalmente as curiosidades!
Abraços e aproveitem o máximno ai!!!
Oi Gio! Adorei a história do Sai Baba. E o hospital é lindo! O atendimento independente de condição econômica é assim em todos os hospitais aí da Índia? Ou é como no Brasil? Saiu uma reportagem sobre o grupo de estudos de vcs hj no O Paraná. Minha mãe viu e guardou o jornal. As roupas das meninas (Deise e Andreia) estão lindas demais. Estamos acompanhando a viagem! Super beijo. Gisa
ResponderExcluireu me raxo de rir.. lendo isso
ResponderExcluirimaginando sua cara.. qdo toca cell.. no maximo durante reuniao do rty..
asiudhasiudhaishdiasuhdiua
abraços!!!!
Galera!!!!! que show esse intercâmbio!!!
ResponderExcluirForça que a última semana parece um mês inteirinho ehehehe... mas com certeza a mais puxada é a terceira...
As fotos estão maravilhosas... espero que estejam curtindo muito!!!
Um abração a todos!!!!
E pra Deise um super beijo... estou morrendo de saudades!!!!
Rodrigo.
Oii Gilles!! COmo está?! Mas que beleza essa história do banheiro... e agora?? Hehehe. Li uma reportagem sobre vc e o grupo Rotariano aí na Ìndia, muito interessante. Estou anciosa para ouvir as histórias "Gilleanas" na Índia... estamos acompanhando! Abraços!
ResponderExcluirLindo, vcs sairam no jornal O Paraná, acessa o site pra dar uma olhadinha, está na página 34. Que chique hein!!!
ResponderExcluirBeijosss
oi gile!!!
ResponderExcluirfiquei imaginando um indiano falando com vc e balançando a cabeça fazendo sinal de nao ahahuahuhaiuhaahu que sarro!
to adorando as postagens
beijão!!!
Oi!! Parabéns pelo blog. Realmente muito importante essa integração entre os povos. Costumes diferentes e formas diferentes de se ver o mundo. Fiquei muito curioso sobre o sistema de castas. Existe um órgão que controla a parte sanitária de produtos e serviços assim como a ANVISA no Brasil? Abraços.
ResponderExcluir